O Cuidado Paliativo é o tratamento que busca gerenciar, por meio de abordagem multidisciplinar, as necessidades físicas, emocionais, sociais, espirituais e também medicinais de pacientes que enfrentam doenças crônicas, degenerativas ou que geralmente levam ao óbito, como o câncer. O principal objetivo é manter a qualidade de vida do paciente.
O que é Cuidado Paliativo em Pacientes Terminais?
O Cuidado Paliativo nesses pacientes envolve uma série de cuidados para alcançar o conforto e manter a qualidade de vida, tanto quanto possível, através de abordagens medicinais, psicológicas, físicas e sociais. A abordagem tem como foco a promoção do bem-estar e o monitoramento da qualidade do sono, da alimentação, do consumo de álcool e drogas, além da prevenção de dores.
Como funciona o Cuidado Paliativo em Pacientes Terminais?
O tratamento de Cuidado Paliativo possui como principais objetivos alcançar o conforto para o paciente, aliviar dores, tratar sintomas físicos e emocionais, além de prestar suporte para a família, pois é um processo que envolve muitas pessoas. O profissional de saúde que está responsável pela abordagem, costuma trabalhar em equipe com outros profissionais, como médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas entre outros, para uma melhor qualidade do atendimento.
Vantagens do Cuidado Paliativo em Pacientes Terminais
- Alívio das dores; Combate às náuseas e vômitos; Estimulação da alimentação adequada; Redução de ansiedade; Melhora da qualidade de sono; Suporte para famílias; Prevenção a reações de luto; Otimização dos recursos financeiros; Aumento da qualidade de vida.
Os cuidados paliativos desempenham um papel na manutenção da qualidade de vida e, além disso, promovem a paz e a confiança que um paciente merece, garantindo uma melhor qualidade de vida a quem possivelmente está vivendo seus dias finais. Se busca por profissionais especializados, procure a Zathos Care, com melhor experiência, capacidade de solução de problemas e qualidade de atendimento no segmento Enfermagem Domiciliar.