Um cuidador de idoso hospitalar é uma pessoa capacitada para dar apoio e acompanhamento integral no hospital aos idosos. Este profissional tem por objetivo proporcionar segurança, conforto, cuidado e bem-estar a essas pessoas durante a internação hospitalar.
O que é cuidador de idoso hospitalar?
O cuidador de idoso hospitalar também é conhecido como acompanhante terapêutico. Seu papel é o de prestar auxílio ao paciente com o objetivo de manter a sua tranquilidade mental e emocional. Este profissional contribui para o acesso do paciente aos direitos básico durante a sua estadia no hospital.
Como funciona?
O cuidador de idoso hospitalar é responsável por todos os cuidados necessários. Acompanha o idoso nas visitas aos médicos, na tomadas de remédios, dentro dos procedimentos hospitalares, como exames laboratoriais, radiografias, além de preparar refeições, banho e banheiro, mudando fraldas e manter o paciente limpo. Também auxilia nos cuidados clínicos do idoso, supervisionando os procedimentos de enfermagem e acompanhando o paciente durantes as consultas e tratamentos, bem como o monitoramento dos sinais vitais.
Vantagens
- Segurança: O cuidador de idoso hospitalar auxilia na identificação de qualquer emergência médica. Sua presença permite que o idoso se sinta mais seguro, tranquilo e acolhido no hospital. Conforto: O profissional se responsabiliza por garantir que o paciente se sinta apoiado e acompanhado durante o seu tratamento e recuperação. Bem-estar: O cuidador de idoso hospitalar contribui para o bem-estar do paciente cuidando das suas necessidades básicas com carinho e dedicação.
Mesmo em meio à dificuldade de precisar realizar o tratamento em um hospital, o cuidador de idoso hospitalar torna a estadia do paciente mais humanizada, aumentando o conforto, o sentimento de segurança e o bem-estar. Se você tem um familiar que necessita deste serviço, não deixe de contar com a ajuda especializada da Zathos Care para iluminar, com qualidade, a vida de quem você ama.